Porque o vegetarianismo é a chave principal para uma defesa eficiente das lutas em prol do meio ambiente

*Este texto foi “encomendado” por uma ativista que está iniciando trabalhos e divulgações sobre defesa do meio ambiente.

As razões são muito simples, mas estão ligadas a fatores complicados e profundos. Pergunta-se: O que mais desmata nossas florestas é a pecuária e a agricultura, certo? E o desmatamento está ligado à todas as questões do meio ambiente, certo? Extinção de animais, extinção de plantas, aquecimento global, descontrole em vários eixos.

Acho triste passar por estradas e ver aqueles enormes campos sem nenhuma árvore, quase todos com culturas de agricultura básicas, como a soja, o milho, e o trigo. A soja é provavelmente a que mais cresce no Brasil e a que mais avança na Amazônia. Como se isso não bastasse, a maior tristeza vem em seguida, pois apenas 3% de toda essa produção é para o consumo humano. Vejamos bem, o Brasil possui (não lembro a quantidade exata) um número de bois e vacas que em alguns anos, poderá ultrapassar o de habitantes humanos. (Esse dado está no documentario “a carne é fraca”, que pode ser visto no youtube ou adquirido em dvd por esse link: http://www.institutoninarosa.org.br). Agora, imagine o tanto que uma vaca de 600 kilos (ou mais) come por dia de ração. Além disso, grande parte dessa soja brasileira é exportada para paises da europa, para o japão, etc.. Países que não tem uma grande quantidade de terra e que tem indústrias “avançadas” que já perceberam que abrir um grande campo pra criação de gado no pasto não dá tanto lucro se criarem eles emconfinamentos. Então, o que acontece? Muito simples, eles importam nossa água e nossa floresta.

Ao contrário do que a grande mídia diz, a maior parte da água que nós, humanos, usamos, não é em casa tomando banho, lavando a roupa, lavando a calçada, etc… A maior parte da água está em nossa alimentação, o
racionamento da água está ao nosso controle, à nossa escolha. Mas o que a indústria da carne faz? Usam enormes quantidades de água nas plantações para produzir ração para vacas, para que depois o animal se torne o alimento. Mas essa relação é esdrúxula, (e olha que eu nem to entrando na parte ética de matarmos um animal que sente dor, medo, angustia e tem noção de sociabilidade como nós) pois “são necessários até 30.000L (trinta mil litros) de água para produzir 1kg (um quilo) de carne, mas apenas 150 (cento e cinqüenta) litros de água para 1kg (um quilo) de trigo”. Ou seja, optar pela carne, significa dizermos que preferimos continuar num vício à secar as torneiras.

Estamos num desequilibrio gigantesco, criamos uma cadeia de alimentação para nos alimentarmos mal, para termos doenças, desmatar o mundo e deixar outros com fome, visto que inserimos o gado de tal forma em nosso planeta, que pulamos por cima de um simples conceito: produzir para nos alimentar. Usamos nossa agricultura para alimentar a indústria milionária da carne e gerar uma escravidão animal para termos um “luxo” na mesa.

Portanto, além de ser um problema ambiental, a comilança de carne é um problema social e ético. Pesoalmente, não acredito que a gente possa lutar por causas ambientais sem mudar a nós mesmos. O vegetarianismo é um simples ato, não é um bicho de sete cabeças, não é dificil, a cada dia fica mais facilitado para mudarmos nosso hábitos. Mesmo que a publicidade faça os seus milagres a favor da carne, do leite, do ovo, etc. não é dificil notarmos as enormes contradições, só precisamos focar nas verdades e procurar soluções que tenham alguma eficácia, de fato. Para quem fala em defesa do meio ambiente, não incentivar o desmatamento de florestas e o uso racional da água é o mínimo que se pode fazer, não? Pois isso é o básico para sobrevivencia da vida na Terra. Então a hora é agora, chega de levarmos no nosso prato o que mais destrói o planeta.

Vinícius


Uma resposta para Porque o vegetarianismo é a chave principal para uma defesa eficiente das lutas em prol do meio ambiente

  1. oi, aqui é a sofia do receitas vegans!
    desculpa, mas só agora que li seu comentario!
    estou adicionando nos liks do beu blog
    abraço!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: