1º de Maio

Hoje não é dia de sorteio de brindes, de bandeirinhas com siglas de partidos ao ar, nem de comemorar nenhuma festa. 1º de maio é a lembrança de uma luta em 1886 dos proletários em Chicago que pediam a diminuição da jornada de trabalho para 8 horas e foram massacrados pela polícia.

É dia de lembrar que todos os direitos conquistados, como esse de ter tempo para ler textos na internet, foram conquistados somente por organizações de pessoas e com muito trabalho, não por governos e/ou empresas. Nada se deve àqueles que estão em salas fechadas. Todo o poder deveria ser para os que vivem e buscam dignidade, mas não é nada assim.

Portanto, 1º de Maio é dia de luta, um momento para a memória jamais ser abalada, porque todos os dias são de luta para quem tem consciencia dos desafios de se buscar um mundo justo. As corporações se esforçam para esconder, maquiar as opressões ao trabalhador e trabalhadora e ao meio ambiente, buscam por todos os meios nos convencer de que precisa-se pagar um preço por tudo, por qualquer direito básico. As mãos cansadas e as mentes imersas em propagandismos muitas vezes mal conseguem interpretar um fato simples à nossas vidas: Trabalho é tortura, podem procurar na raiz da palavra.

Não nos enganemos, pois cumprir horários, produzir sempre mais do que o suficiente para ti e ganhar/gastar em moeda o que alimentará a escravidão de outros é uma invenção moderna e feita por poucos, que ainda estão controlando esse ciclo e esse pensamento ridículo de nossa época.

Enquanto o trabalho como o conhecemos hoje não for abolido e pensado de outra forma, em que seja realmente respeitado e não sirva a propósitos para denegrir outros, ou seja, enquanto não tivermos uma paz social, esse não será um dia de comemoração.

1 Responses to 1º de Maio

Deixe um comentário