R.I.P – Zé Claudio & Maria do Espírito Santo da Silva

Descansem em paz!

“É um desastre para quem vive do extrativismo como eu, que sou castanheiro desde os 7 anos de idade, vivo da floresta, protejo ela de todo o jeito. Por isso, eu vivo com a bala na cabeça à qualquer hora. Porque eu vou pra cima, eu denuncio os madeireiros, os carvoeiros, e por isso eles acham que eu não posso existir. A mesma coisa que fizeram no Acre, com o Chico Mendes, querem fazer comigo. A mesma coisa que fizeramcom a Irmã Dorothy, querem fazer comigo. Eu posso estar hoje aqui, conversando com vocês, daqui um mês vocês podem saber a notícia que eu desapareci. Me pergunto: Tenho medo? Tenho. Sou ser humano, tenho medo. Mas o meu medo não empata de eu ficar calado, enquanto eu tiver força para andar, eu estarei denunciando todos aqueles que prejudicam a floresta.”

Ele e sua esposa viviam da colheita de castanhas da floresta, em assentamentos de extrativismo sustentável. Ambos lideravam a associação de camponeses da região, e já haviam recebido diversas ameaças de morte dos madeireiros, sem nunca terem obtido proteção policial.  – link noticia – 

Como é dificil ter que encarar a realidade da ditadura dos interesses econômicos. Nos matamos e matamos nosso meio ambiente, é isso.

“Tudo em nome do “se dar bem”. Tudo em nome do “ah, eu sou o empresário fulano de tal”; “eu exportei 100m3 de madeira pros Estados Unidos, pro Japão, não sei pra onde”; “eu tive um lucro de tanto esse ano”. Às custas da floresta, de algo que ele não plantou, de algo que ele não gastou um centavo para fazer.”  Zé Claudio

Assista a palestra dele no ano passado. Vale muito a pena.
[link entrevista]


Deixe uma resposta

