Abolicionismo X Bem-estarismo

 Este vídeo é um debate entre Gary Francione e Bruce Friedrich. Ambos são vegans e tem um histórico de lutas em prol da libertação animal, mas cada um deles acredita em caminhos diferentes para a mesma finalidade.

Esse resumo básico que escrevo não vai se traduzir no debate de mais de uma hora. O bem-estarismo defendido por Bruce vai muito além das coisas que estamos acostumados a ouvir no cenário brasileiro. Bruce tem algumas questões desafiadoras para Gary, como a exposição de que não considerar e lutar por pequenas melhoras durante a vida de um animal não-humano, mesmo dentro de um sistema que vai matá-lo no final, pode ser um comportamento especista, pois seria enxergado com olhos humanos e desconsidera a individualidade desse animal. Gary cita as organizações que arrecadam grandes montantes de dinheiro e focam seus esforços no bem-estar e não no ponto mais crítico da questão: a libertação da condição que se encontram. Tais políticas podem gerar um passe livre moral para os que se importam com animais, resultando em não aprofundamento em direção ao abolicionismo. 

A palestra é em inglês, com legendas (às vezes confusas) também em inglês. Vale muito a pena assistir para enriquecer pontos importantes de luta nas estratégias da libertação animal.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: